Alves da Rocha diz que taxa de desemprego representa "uma catástrofe"

O economista Manuel Alves da Rocha disse em Luanda que a taxa de desemprego em Angola, de 32%, incluindo os números correspondentes a juventude, que subiu para cerca de 58%, representam uma "catástrofe para o País".

Luanda /
18 Jun 2020 / 11:43 H.

"Com uma taxa de desemprego nos 32% isto pode equivaler, para determinados níveis de produtividade, a uma perda de incremento do PIB à volta de sete, ou oito, ou nove milhões USD por ano.

(...) E se a esta taxa de desemprego se junta a taxa de desemprego da juventude, que subiu para 57 ou 58%, segundo os últimos dados dos INE, isto é uma catástrofe" para economia angolana, afirmou o também professor associado da Universidade Católica de Luanda.

Um outro problema, avança, é que "quando um país tem uma taxa elevada de desemprego tem implicações diretas e imediatas, que se podem prolongar a médio e a longo prazo sobre a capacidade de as famílias para consumirem.

E o consumo privado é uma variável importante no Produto Interno Bruto", apontou o economista, no 'webinar' com o tema "COVID-19, Desafios e Oportunidades para a Economia de Angola", uma conversa online promovida pelo Banco BAI - Banco Africano de Investimento.

Alves da Rocha lembrou que alguns países, como Portugal após a intervenção da 'troika', alcançaram o crescimento económico graças ao consumo privado.

Por outro lado, as exportações de Angola, outrora um fator importante de crescimento da economia, já não o são. "Eram sobretudo as exportações petrolíferas. Porque Angola não exporta mais nada", frisou.

E o País, no entender de Alves da Rocha, perdeu a oportunidade de diversificar a economia quando esteve "a nadar em dólares, que nem um 'tio patinhas'".

O 'webinar' contou ainda com as participações do jornalista e economista Carlos Rosado de Carvalho, do CEO da Vovó Xica, Paulo Pinto de Andrade, do CEO da Moniz Silva Internationa,l José Moniz da Silva, da CEO da Fazenda Pérola do Kikuxi Elizabeth dos Santos, e do CEO do Bai Luís Lelis.