AIBA prevê arrecadar USD 750 milhões com exportação de bebidas

Setecentos e 50 milhões USD é o valor que a Associação das Indústrias de Bebidas de Angola (AIBA) prevê arrecadar, nos próximos cinco anos, com a exportação de bebidas do País para o resto do mundo.

Luanda /
19 Fev 2021 / 11:52 H.

Para a concretização desse desafio, a AIBA está a trabalhar na elaboração de um projecto sustentável de exportação, visando levar as marcas das bebidas angolanas no exterior do País, mormente para a região Austral de África, de acordo com o seu presidente, Manuel Sumbula.

O responsável, que falava à imprensa, durante a primeira gala de homenagem às empresas de bebidas, informou que, actualmente, a produção desta área ronda os mil e 200 milhões de litros por ano, o que representa uma facturação anual de mais de 450 mil milhões Kz.

Quanto aos postos de trabalho, Manuel Sumbula avançou que, num universo de 14 mil empregos directos e 45 mil indirectos, as empresas de bebidas registaram a perda de pelo menos seis mil empregos, nos últimos dois anos, devido ao impacto da crise financeira mundial, agravada pela pandemia da COVID-19.

Em quase sete anos, desde a criação da Associação, as empresas de bebidas já investiram mais de mil milhões de dólares norte-americanos, na construção, ampliação e apetrechamento de unidades fabris.