Agricultores beneficiam de 50 milhões Kz em Malanje

Agricultores da província de Malanje beneficiam de 50 milhões Kz para o reforço da capacidade de produção na região.

18 Jun 2020 / 12:47 H.

O valor foi desembolsado pelo Projecto de Desenvolvimento da Agricultura Familiar e Comercialização (Mosap II) e destina-se a 11 dos 14 municípios que compõem a província, devendo minimizar a carência de meios de produção com que se debatem.

Estão contemplados campos agrícolas de Calandula, Cacuso, Massango, Malanje, Cangandala, Kiwaba Nzoji, Cahombo, Mucari, Cambundi-Catembo, Quela e Cunda-dia-Base.

O montante faz parte de um financiamento do Banco Mundial (BM), que prevê disponibilizar faseadamente 148 milhões de kwanzas, até 2021, para a dinamização de escolas de campo de agricultores na província, tendo como foco a aquisição de meios agrícolas.

O responsável local do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA), Alcino Tito, orientou os técnicos das Estações de Desenvolvimento Agrícola (EDA) no sentido de fiscalizarem a aplicação do dinheiro, para que possam alcançar sustentabilidade e dar continuidade aos projectos.

Escolas de campo de agricultores são espaços onde os camponeses organizados em associações aprendem novas técnicas agrícolas, para melhorar o sistema de produção.