Presidente da República já está em Luanda

O Presidente da República, João Lourenço, chegou na manhã deste domingo, a Luanda, depois de cumprir uma visita oficial, de dois dias, a Cuba que serviu para adequar os instrumentos jurídicos de cooperação aos processos de transição e às reformas em curso nos dois países.

Luanda /
07 Jul 2019 / 14:23 H.

No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o Chefe de Estado, acompanhado da primeira-dama, Ana Dias Lourenço, recebeu cumprimentos de boas-vindas do Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, de auxiliares do Poder Executivo, entre outras individualidades.

Durante a visita os dois países rubricaram vários acordos, com destaque para os de auxílio judiciário mútuo em matéria penal e memorandos adicionais nos domínios da saúde, educação pré-escolar e docência, bem como para a identificação de negócios no sector da indústria.

Em Havana, o Presidente João Lourenço foi condecorado com a Ordem José Marti e, por sua vez, o estadista angolano atribuiu a Ordem Agostinho Neto a diversas personalidades cubanas.

Entre os condecorados, com a mais alta distinção angolana, encontram-se o homólogo cubano, Miguel Mario Diaz-Canel Bermúdez, o general de Exército e primeiro-secretário do Partido Comunista de Cuba, Raul Castro Ruz, o general do corpo do Exército e ministro das Forças Armadas Revolucionárias, Leopoldo Cintra Frias, e o seu vice-ministro, com a mesma patente militar, Ramon Espinosa Martin.

João Lourenço rendeu ainda homenagem a Agostinho Neto, o primeiro Presidente da Angola, com a deposição de uma coroa de flores no busto erigido em sua memória, num largo reservado a antigos líderes africanos, em Havana.

Reuniu com os bolseiros angolanos, a quem exortou empenho para que o país tenha quadros que apoiem o seu desenvolvimento e confraternizou com cidadãos cubanos, a maioria dos quais generais reformados que combateram em Angola.