Tropas da Turquia dão início a ataque ofensivo contra curdos na Síria

As forças militares da Turquia começaram a cruzar a fronteira com o Nordeste da Síria em preparação para uma ofensiva em larga escala contra militantes curdos que controlam a área, informou o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan .

09 Out 2019 / 15:41 H.

A operação começa dias depois de o presidente americano, Donald Trump, anunciar a retirada das forças militares norte-americanas.

Aviões de guerra turcos começaram a atacar posições no Norte da Síria, informou um porta-voz dos combatentes curdos.

No começo da manhã desta quarta-feira, um pequeno grupo de forças especiais turcas entrou na Síria por dois pontos ao longo da fronteira, perto das cidades sírias de Tal Abyad e Ras al-Ayn, confirmou mais cedo uma autoridade turca, que falou sob condição de anonimato à Bloomberg.

O ministro da Defesa turco, Hulusi Akar, disse que “operações e o trabalho relacionados à operação ainda estão em andamento”, segundo a televisão estatal TRT. Fahrettin Altun, director de comunicações do presidente turco, por sua vez, disse que as forças turcas atravessariam a fronteira em breve para “neutralizar uma ameaça de longa data contra os cidadãos turcos”. Ele afirmou que os combatentes das milícias curdas podem “desertar ou teremos que impedi-los de interromper nossos esforços contra o EI”.

Temas