Hassan Rouhani diz que o Irão está pronto a falar com os EUA se as sanções forem retiradas

O presidente iraniano diz que está “pronto para manter as conversações com os Estados Unidos hoje, agora e em qualquer lugar”.

15 Jul 2019 / 10:34 H.

O Irão está pronto para negociar com os Estados Unidos se Washington suspender as sanções e regressar ao acordo nuclear de 2015 que foi encerrado no ano passado, afirmou o presidente iraniano, Hassan Rouhani, numa declaração a uma televisão do país, revela a agência “Reuters” este domingo.

“Nós sempre acreditámos nas negociações se elas suspenderem as sanções, acaba-se com a pressão económica imposta e voltamos ao acordo, estamos prontos para manter as conversações com os Estados Unidos hoje, agora e em qualquer lugar”, referiu Hassan Rouhani.

A tensão aumentou entre os dois países aumentou desde que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, retirou o país no ano passado do acordo nuclear entre o Irão e seis potências mundiais e colocou novas sanções a Teerão.

Em reação às sanções dos EUA, que têm como alvo principal o fluxo da receita externa do Irão na forma de exportações de petróleo bruto, levou Teerão a anunciar em maio que diminuiria os seus compromissos com o acordo.

Temas