11 de Setembro: O ataque às Torres Gémeas foi há 18 anos

A data marca os ataques terroristas realizados pela Al-Qaeda contra os EUA, atingindo as Torres Gémeas, Pentágono.

11 Set 2019 / 10:28 H.

Inserido dentro do conceito de jihad (guerra santa), o atentado de 11 de Setembro foi organizado pela Al-Qaeda durante anos.

Os terroristas embarcaram em quatro vôos diferentes que decolaram da costa leste dos Estados Unidos e que pousariam na Califórnia. Os quatro vôos eram de diferentes empresas aéreas norte-americanas, a American Airlines (AA) e a United Airlines (UA).

O vôo 11 da American Airlines, que decolou de Boston e ia para Los Angeles. Foi o primeiro avião a colidir contra as Torres Gémeas e atingiu a Torre Norte. O segundo avião a colidir contra as Torres Gémeas e atingiu a Torre Sul, foi o vôo 175 também da American Airlines, tinha também como destino Los Angeles.

O vôo 77 da American Airlines, decolou de Washington e ia para Los Angeles. Foi lançado contra o Pentágono.

O quarto vôo, 93 da United Airlines, decolou de Newark e tinha como destino São Francisco. Seria lançado contra o Capitólio, caiu antes de atingir o seu alvo, graças a rebelião dos seus passageiros.

Este ataque resultou em 2996 mortes, das quais 2606 são de pessoas que morreram em Nova Iorque, 125 morreram no Pentágono, 246 morreram nos aviões (tripulação e passageiros inclusos). Conta-se também os 19 terroristas.

Temas