Moçambique diz que a Exxon apoia o maior projecto de GNL de sempre em África

06 Out 2019 / 11:33 H.

O governo de Moçambique disse que a Exxon Mobil Corp. assinará uma decisão final de investimento para um projeto de gás natural liquefeito que pode custar até 33 bilhões USD para ser construído - o maior de todos os tempos na África.

Uma cerimônia que marcará a decisão será realizada no dia 8 de Outubro em Maputo, capital do país do sudeste da África, informou o Ministério de Recursos Minerais e Energia em comunicado neste sábado.

O projeto da Exxon na província de Cabo Delgado, norte do país, custará entre 27 bilhões USD e 33 bilhões USD, de acordo com um relatório publicado pelo Standard Bank Group Ltd., com sede em Joanesburgo, em Março.

O projeto de liquefação e exportação de gás de 15,2 milhões de toneladas por ano é ainda maior do que o que a Total está construindo nas proximidades, e ambos transformarão a economia de 15 bilhões USD de Moçambique.

“Esperamos progredir no projeto Rovuma LNG e trabalhar com o governo para maximizar os benefícios a longo prazo que esse projeto trará”, disse um porta-voz da Exxon em uma resposta por e-mail a perguntas.