Euronext conclui compra da Bolsa da Noruega

O grupo pan-europeu gere actualmente sete mercados financeiros: Lisboa, Paris, Amesterdão, Bruxelas, Londres e Irlanda, aos quais se junta agora a Oslo Brors, onde detém 97,8%.

Lisboa /
18 Jun 2019 / 17:56 H.

A Euronext, o grupo pan-europeu que gere a Bolsa de Lisboa, anunciou esta terça-feira que controla agora 97,8% da e Oslo Børs, dando por concluída a compra da Bolsa da Noruega. O comunicado, enviado esta tarde ao regulador dos mercados, surge uns dias depois de a Euronext ter revelado que controlava, através de titularidade directa, 61,4% da praça norueguesa.

No comunicado publicado pela Comissão de Mercado de Valores Mobiliários, a Euronext diz que “concluiu a liquidação de acções ao abrigo das suas ofertas lançadas a 14 de Janeiro de 2019 e 31 de Maio de 2019”. Agora, detendo a maioria do capital total emitido e em circulação da Oslo Børs VPS, a Euronext quer “consolidar integralmente as contas VPS de Oslo Børs”.

A Euronext revelou que, em devido tempo, vai iniciar um procedimento de aquisição compulsória para adquirir quaisquer acções remanescentes não licitadas de acordo com as regras da Lei de Sociedades por Acções Limitadas da Noruega, de acordo com a informação veiculada na mesma nota.