BNA finaliza testes para adesão ao sistema de pagamento electrónico da SADC

O Banco Nacional de Angola (BNA) anunciou que decorrem “testes finais” para a adesão ao Sistema Integrado de Liquidação Electrónica (RTGS, na sigla inglesa) da SADC, instituído em 2013, para “efectiva participação” na plataforma regional de pagamentos.

Angola /
02 Out 2019 / 11:09 H.

“No caso de sistemas de pagamentos de Angola, o Banco Nacional de Angola está engajado na conclusão dos testes de adesão à Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC, na sigla inglesa) RTGS para efectiva participação na plataforma regional de pagamentos”, afirmou hoje o director do departamento dos Sistemas de Pagamentos do BNA, Edgar Bruno.

O banco central angolano está igualmente a “ajustar e reforçar” o seu quadro regulamentar com o objectivo de “estabelecer modelos adequados de gestão, de supervisão e superintendência” e neste momento “está em curso a revisão da Lei dos Sistemas de Pagamentos de Angola”, disse.

Falando na abertura de uma conferência sobre RTGS, que decorre até quinta-feira, em Luanda, o responsável deu conta que está também em revisão toda a legislação complementar à Lei dos Sistemas de Pagamentos.

“Estando também a trabalhar intensamente na implementação dos pagamentos móveis e instantâneos um exercício que conta com assistência técnica do Banco Mundial (BM) “, assegurou, referindo que nessa conjuntura de mudanças as exigências são cada vez maiores.